A complexidade da promoção da saúde mental implica a participação e a responsabilidade de todos os intervenientes da comunidade educativa associados a um conjunto abrangente de parceiros que potenciem a capacidade das Universidades para preparar as gerações futuras para os desafios do contexto atual [1][2][3], esse é o desígnio do Projeto UNI_R do ISPA.

Uma equipa composta por docentes e coordenadores das estruturas educativas e representantes dos estudantes, propõe-se desenvolver um modelo de intervenção multidimensional enquadrado numa proposta de investigação-ação participada.

Esta iniciativa envolve toda a comunidade educativa na reflexão e avaliação das suas práticas pedagógicas e nos processos de participação ativa de estudantes em atividades de investigação e intervenção na universidade e na comunidade.[4]

[1] Martineau M, Beauchamp G, Marcotte D. (2017) Efficacy of mental health prevention and promotion strategies in higher education. Sante Ment Que. 42(1):165-182. PMID: 28792567.
[2] Dias-Broens, A.; Meeuwisse, M.; Severiens, S.E. (2024) The definition and measurement of sense of belonging in higher education: A systematic literature review with a special focus on students’ ethnicity and generation status in higher education, Educational Research Review, Vol.45, 100622, ISSN 1747-938X, https://doi.org/10.1016/j.edurev.2024.100622.
[3] Albee, G. W. (2005). Prevention of Mental Disorders. In W. E. Pickren, Jr. & S. F. Schneider (Eds.), Psychology and the National Institute of Mental Health: A historical analysis of science, practice, and policy (pp. 295–315). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/10931-010
[4] Compare, C., Rivero, C., Vagas Moniz, M. J., & Albanesi, C. (2024). Autonomy, Competence, and Relatedness: Unpacking Faculty Motivation in Service-Learning. Higher Education Research & Development.http://dx.doi.org/10.1080/07294360.2024.2325152.