O Projeto UNI_R, financiado pela Direção Geral do Ensino Superior (https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/programa-para-promocao-da-saude-mental-no-ensino-superior), procura promover a sistematização e o aprofundamento da articulação entre os diversos organismos institucionais para a implementação de medidas universais, seletivas e indicadas desenhadas promover a integração e acompanhamento dos/as estudantes do ensino superior no seu percurso académico.
I – IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS PROATIVAS DE PROMOCÃO DA SAÚDE MENTAL NO ENSINO SUPERIOR [1]:
a) Medidas universais de intervenção pedagógica e de promoção da saúde mental para toda a comunidade educativa.
b) Medidas seletivas de natureza pedagógica focadas na promoção da saúde mental e do bem-estar de estudantes com um foco em elementos de diversidade (género, identidade cultural ou étnica, orientação ou identidade sexual, status de saúde física e/ou mental).
c) Medidas indicadas de promoção de saúde mental e bem-estar, abrangendo a diversidade da população estudantil, focadas em estudantes sinalizados/as nas etapas anteriores e outros/as com Necessidades Educativas Específicas.
II – PROMOÇÃO DA CO-CONSTRUÇÃO DE MODELO LÓGICO INTEGRADO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL
a) Garantir o cuidado de intensidade variável e adaptado a cada estudante e em função das necessidades por este identificadas.
b) Analisar o potencial de diversas atividades no contexto académico e na comunidade para a promoção do bem-estar na IES.
III – DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA INTEGRADO DE MONITORIZAÇÃO & AVALIAÇÃO
a) Formulação de indicadores de implementação e sistematização de resultados.
b) Medidas institucionais para um modelo ecologicamente validado de prevenção e promoção da saúde mental no ensino superior.