Apresentação do filme Love & Mercy, de Bill Pohlad
por Manuel Falcão
Brian Wilson nasceu em 1942 e aos 19 anos, em 1961, formou os Beach Boys , com dois dos seus irmãos, um primo (Mike Love) e um amigo de infância. Brian rapidamente se destacou como compositor da maioria das canções do grupo, muito baseadas na cultura do surf e da praia, típicas da Califórnia. Com uma atividade intensa de gravação e de digressões, a banda publicou dez discos até 1965, ano em que Wilson, depois de um “ nervous breakdown ” a meio de uma digressão, resolveu parar de tocar ao vivo e dedicar-se apenas à composição e produção de canções e discos – dos Beach Boys e, depois, também de outros artistas. Nessa altura um encontro com Phil Spector, o célebre engenheiro de som e produtor discográfico que desenvolveu o conceito de “ wall of sound ” , abriu os horizontes de Brian Wilson e ele percebeu que o próprio estúdio de gravação e as suas máquinas podiam ser utilizados e manipulados como um instrumento musical adicional. Com um sentido muito claro da importância das melodias, das harmonizações vocais e da importância do recurso a instrumentos não tradicionais na pop music , Brian Wilson esteve durante meses em estúdio, sem a banda, a preparar o álbum Pet Sounds.
Quando os Beach Boys regressaram de uma digressão ao Japão foram confrontados com o trabalho realizado e criou-se alguma polémica, sobretudo com Mike Love que considerou o trabalho muito afastado da linha dos Beach Boys e pouco comercial. Efectivamente Pet Sounds não foi um êxito comercial mas tornou-se num marco na música popular norte-americana e é hoje considerado um dos grandes álbuns pop de todos os tempos. Para o caminho seguido em Pet Sounds foi decisiva a descoberta do trabalho dos Beatles em Rubber Soul , que tinha sido editado em 1965.
Após a edição de Pet Sounds , Brian Wilson fecha-se novamente em estúdio e durante quase seis meses, em quatro estúdios diferentes, em numerosas sessões com muitos músicos convidados e com cerca de 90 horas de fitas gravadas, concretiza a produção de Good Vibrations , que foi instantaneamente considerado um clássico. Apenas editado em single , vendeu mais de um milhão de exemplares nos Estados Unidos em cerca de dois meses e garantiu o primeiro Disco de Ouro aos Beach Boys. Em 1966, o jornal britânico New Musical Express considerou Good Vibrations como a melhor canção editada nesse ano, uma distinção rara, na época, para uma banda norte-americana na Inglaterra. O projecto seguinte, o álbum Smile , em colaboração com o músico Van Dyke Parks , teve uma série de problemas de produção , muito marcados pelo agravamento do consumo de álcool e drogas.
Nos anos seguintes o estado de Wilson complicou-se ainda mais, no meio de uma complicada relação estabelecida com o psicólogo Eugene Landy , que o isolou do seu círculo familiar e de amigos e o sujeitou a tratamentos que não resolveram, antes agravaram os problemas existentes. Como se não bastasse, Landy teve também participação em projetos profissionais e na gestão dos activos (de direitos de autor) e de produção de Wilson. A situação só começou a estabilizar-se após a saída de Landy do círculo de Wilson, imposta pelos tribunais e do casamento com Melinda Ledbetter.
Melinda morreu em 2024 e Brian Wilson, que deixou de atuar em 2022. Depois da morte de Melinda Wilson foi diagnosticado com demência e vive aos 81 anos com o apoio de cuidadores e com as finanças geridas pelo seu irmão Carl. Aparentemente está a trabalhar na recuperação de um antigo projecto que teve com Fred Vail em 1970 e que poderá ser editado este ano com o título ” Cows in the Pasture”.
Manuel Falcão
