Ao longo do segundo semestre do ano letivo de 2024/2025, a Professora Teresa Almeida Rocha, do ISPA, e o Professor António Manuel Duarte, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, coordenaram no ISPA o projeto ProgestArt – versão adultos. Este projeto procurou fomentar a apreciação crítica e artística dos estudantes, assim como a sua criatividade, enquanto elementos importantes para o seu bem-estar.

Este programa artístico e totalmente gratuito gerido e aplicado pela Psicóloga Carolina Frazão, contou com 8 sessões entre Abril e Junho de 2025 organizadas em dois grupos, compostos por estudantes de diferentes cursos e ciclos de estudos do ISPA. Ao longo destas 8 sessões, procurou-se explorar a compreensão de várias técnicas e movimentos artísticos.

“ Tenho-me aprofundado na área do Desenvolvimento Estético e Artístico nos últimos anos e tive a sorte de aplicar o Progestart v.2 no concelho de Almada ao longo dos últimos 3 anos, com crianças de 1º ciclo. É fascinante poder testemunhar uma expansão da criatividade e do espírito crítico em tão poucas semanas. Através de pinturas que, à partida, não lhes dizem nada, começamos a notar o desenvolvimento de uma linguagem artística própria, de novas formas de observação e exploração, bem como um aumento da sensibilidade estética, ao longo das sessões.”

Quem nunca foi a um museu e se sentiu, de certa forma, frustrado com aquilo que viu? Para onde olhar? Que leitura fazer? Esta obra diz-me alguma coisa? O que dizer sobre ela? Sinto-me capaz de discutir esta obra com alguém?

O Progestart – versão adultos, surge precisamente como uma oportunidade de desenvolvimento das capacidades de apreciação artística e de sensibilidade estética, através da observação, contemplação, diálogo e criação. O olhar artístico e a sensibilidade estética são muito mais do que competências ligadas à arte. São competências para a vida. Começam nas pequenas coisas, na nossa observação do mundo e no nosso estado de presença.” – Carolina Frazão, Formadora do Projeto ProgestArt v2

Cada sessão contou com dois momentos distintos na sua estruturação. Na primeira metade da sessão, eram apresentadas obras de artes, no âmbito da temática da sessão, promovendo a apreciação crítica e artística dos estudantes em discussões coletivas sobre as mesmas. Na segunda metade da sessão, os estudantes eram convidados a estimular a sua criatividade artística através da aplicação de novas técnicas recorrendo a novos materiais e instrumentos, em torno da temática da sessão.

Ainda que os resultados do programa de modo a compreender o seu contributo para o bem-estar, ao longo de todas as sessões, os estudantes sempre demonstraram uma enorme adesão e interesse pelas temáticas e exercícios abordados. Este entusiasmo e dedicação por si só, revelam o quão benéfico pode ser para os estudantes explorar as várias dimensões da sua identidade artística, levando a que este programa possa, quem sabe, vir mesmo a ter uma segunda edição no próximo ano letivo…