Ao longo do segundo semestre (17 de Fevereiro a 6 de Junho), estiveram distribuídas estrategicamente pelo ISPA, várias UNI_R_BOX que rapidamente chamaram a atenção dos estudantes. Mas o que é uma UNI_R_BOX? Estas caixas totalmente decoradas para darem nas vistas procuram recolher sugestões onde os estudantes dos diferentes cursos e ciclos de estudos possam submeter as atividades que gostavam de ver ser implementadas no ISPA.
Este projeto nasceu das reuniões semanais com os Estudantes Colaboradores do Projeto UNI_R, enquanto estratégia para procurar compreender de que forma os estudantes perspetivam a universidade enquanto uma via para satisfazer as suas necessidades nas várias dimensões da sua vida. Neste sentido, os estudantes estiveram presentes durante a formulação, a implementação e a análise de todo o processo que envolveu as UNI_R_BOX.
Para além de procurar compreender as principais áreas de interesse e as atividades sugeridas pelos estudantes, este projeto ainda teve como objetivo compreender a sua intenção de envolvência dos estudantes com a implementações das atividades propostas e com o próprio projeto UNI_R. Como tal, vários estudantes foram contactados após a análise de todas as sugestões e convidados a receber apoio da nossa equipa para implementar a sua atividade, de modo a desenvolverem ferramentas de autonomia, planeamento e gestão de atividades.
“Mais importante que conseguir compreender o que estudantes querem, é fazê-los compreender que podem ser eles próprios a “lutar” por isso. Os estudantes são uma componente importante de qualquer instituição de ensino superior e, como tal, não devem ser meros agentes passivos nas decisões e mudanças da sua universidade. Devem compreender que têm uma voz e devem fazê-la ouvir-se!” – Francisco Queirós, Técnico do Projeto UNI_R
Foram recolhidas até ao momento 87 sugestões de atividades que promovem diferentes competências e intervêm nas várias áreas da vida dos estudantes do ISPA. Até ao momento? Sim, ao que parece também as UNI_R_BOX vão tirar uns meses para viajar e ir de férias, mas contam voltar em Setembro para receber os novos estudantes e as suas ideias para construir uma universidade feita por todos e para todos!
