Maria João Vargas-Moniz é doutorada em Psicologia na especialidade de Psicologia Comunitária, Professora Auxiliar e Investigadora no ISPA – Instituto Universitário em Lisboa. Desde 1998, leciona unidades curriculares em prevenção e promoção da saúde mental, métodos de planeamento e intervenção comunitária e, mais recentemente intervenção na crise e gestão de projetos, além de seminários de dissertação.

Participa nos processos de creditação do Mestrado em Psicologia Comunitária e da Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário e Saúde Mental no Ispa. Desde 2006, participa em Projetos de investigação como o HOME_EU: Reversing Homelessness in Europe (H2020/GA/726997) ou o REDE PARES (EEAGRANTS/CIG/OC4_B11) e, mais recentemente é PI do UNI_R (DGES_ID022/2023), quer enquanto membro de equipa, quer enquanto coordenadora de projetos a nível nacional e internacional. Em especial no campo da investigação, desde 2018, integra Comissão Executiva do centro de investigação APPsyCI, no Ispa.

É membro da Society for Community Research and Action (APA 27th Division) e do Board da Associação Europeia de Psicologia Comunitária de que foi Presidente entre 2017 e 2019.